Sobre a cidade de Cândido Godói

Cândido Godói é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, possui uma área de 247,21 km² e sua população estimada em 2010 era de 6 535 habitantes. Este município está localizado na zona missioneira que, primitivamente, foi habitada pelos índios do grupo Tapes.

Os pioneiros europeus que colonizaram a região foram espanhóis. Porém, de acordo com tratados de limites assinados entre os monarcas de Portugal e Espanha, passou para posse do primeiro. Hoje a predominância é alemã e polonesa.

O nome escolhido foi uma homenagem ao Secretário de Obras Públicas na época, Dr. José Cândido Godói

A cidade é conhecida como a capital mundial dos gêmeos, pois são registrados pouco mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população, proporção considerada notável. O fato intrigante é que dada a incidência geral de gêmeos, que é de 1% da população, Cândido Godói sai do padrão com uma incidência de 10%, ou seja, a cada 10 nascimentos, 1 será de gêmeos. A alta incidência de gêmeos, aliada ao fato da população ser de descendência alemã, dentro do padrão de beleza ariano, defendido pelos nazistas, levou o historiador argentino Jorge Camarasa, no livro “Mengele, o Anjo da Morte na América do Sul”, a associar a alta taxa de nascimentos de gêmeos com supostas experiências conduzidas pelo médico alemão Joseph Mengele, que teria passado por Cândido Godói em 1963.

No livro Mengele, o Anjo da Morte na América do Sul, o historiador argentino diz que o médico alemão é o responsável pela alta incidência de gêmeos no pequeno município gaúcho – uma ocorrência a cada cinco partos. Na maioria dos casos, as crianças nascem loiras e de olhos azuis, modelo considerado ideal por Hitler.

Além da língua portuguesa, o alemão Riograndenser Hunsrückisch é um dialeto minoritário que é falado ainda hoje e faz parte da história do município já desde a sua fundação. Este dialeto germânico, que é uma língua ágrafa na prática (pois utiliza-se a língua nacional para a escrita), é comumente falado por toda a região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul; região esta que antigamente era conhecida por die Neikolonie (Neukolonie) em alemão pois seus pioneiros geralmente eram provenientes das colônias alemãs antigas, die Altkolonie, do leste do estado.

Hino de Cândido Godói
5 de Agosto de 2013

Ó Terra do Meu Brasil Amado.
Ó chão deste Rio Grande do Sul.
Abrigo de muitos imigrantes.
És tu ó meu Cândido Godói.

Refrão: Todos juntos lutaremos,
Para sermos da Pátria o porvir
Todos juntos lutaremos
Para sermos da pátria o porvir.

Teu lema: Trabalho e Liberdade,
É o orgulho do que habita em ti,
Tua imagem de longe resplandece,
Progresso brotando para ti.

Refrão: Todos juntos lutaremos,

Tu tens em teu seio um povo ordeiro,
Um povo guerreiro e vencedor.
Tu tens no teu solo rico e fértil,
Sustento para o trabalhador.

Refrão: Todos juntos lutaremos,

Por ti lutarei a todo instante,
Pra ver esta terra progredir,
Farei o teu Nome soar longe,
Até onde o eco permitir.

Refrão: Todos juntos lutaremos…

Autoria:
Prof. Saldino Leo Wobeto e Prof. Ari Volkweis